Na prática, quais são as vantagens no uso da prensa hidráulica?
As prensas hidráulicas são fundamentais na indústria de manufatura por sua versatilidade e confiabilidade. Compartilhamos abaixo algumas vantagens.
Ampla gama de designs:
Existem diversas variações de prensas hidráulicas, cada uma delas adequadas a diferentes aplicações, entre eles: H-Frame Vertical, C-Frame, Horizontais, Mesa Móvel, Pneu, Quadro Móvel e prensas de Laboratório.
Cada variação também conta com diferentes componentes, podendo até ser pneumáticas, elétricas ou de operação manual. A prensa hidráulica pode ser extremamente versátil.
Pressão suave:
A prensa hidráulica oferece uma pressão suave e uniforme em todo o curso do aríete. Permitindo que a tonelagem seja alcançada em qualquer ponto do curso do aríete, ao contrário por exemplo das prensas mecânicas, onde só se obtém a tonelagem desejada ao final do curso.
Sinta a pressão:
As prensas de Arbor são excelentes quando a aplicação requer uma espécie de “sensação” para prensar itens manualmente em pressão mais baixas ou mais precisas, assim como peças de baixa produção.
As prensas hidráulicas, no entanto, são pensadas para trabalhos mais complexos, que exigem alta produção, alta tonelagem ou controles variáveis para otimizar o trabalho de acordo com as necessidades do operador.
Controle de pressão:
Muitas prensas hidráulicas possuem válvulas de alívio de pressão disponíveis, você pode discar qualquer pressão desejada e a impressora repetirá a pressão predefinida de forma regular, consistente, eliminando suposições de equação de muita ou pouca pressão.
Capacidade de levantamento e pressão:
Muitas prensas utilizam cilindros de dupla ação, significando força de levantamento e forças de pressão. Qualquer ferramenta acoplada ao aríete pode ser levantada sem esforços com a presença desse componente.
Adaptabilidade:
Prensas hidráulicas podem ser adaptadas ou personalizadas de acordo com as suas aplicações, algumas das adaptações mais comuns incluem: passando por cabeçotes de trabalho, controle de pressão, peças de nariz, botões duplos de palma, modificações à luz do dia, e muito mais.
Design simples:
Como as prensas possuem construção relativamente pouco complexas, com poucas peças móveis, a manutenção é mínima, reduzindo custos.
Tonelagem de pressão consistente:
Independente do tipo de prensa escolhida, bomba elétrica, pneumática ou de operação manual, a tonelagem final alcançada é comum entre os casos. Modelos elétricos e pneumáticos tornarão a obtenção da tonelagem mais breve e simples, mas a operação manual produzirá os mesmos resultados finais.
Nenhuma experiência necessária:
Escolher a máquina que melhor se adapta à sua aplicação pode ser uma tarefa complexa, mas existem três medidas que tornam a sua escolha mais fácil: tamanho, pressão e velocidade.
O tamanho é a maior parte que você usará, o que ditará a abertura da prensa;
A pressão é a quantidade de pressão necessária para realizar a sua operação, a recomendação comum é que você sempre dobre a tonelagem necessária, a fim de promover segurança e vida útil do maquinário;
A velocidade é a frequência com que você ciclará a impressora para sua aplicação.
Tendo em mente as três medidas, escolher o maquinário correto se torna muito mais fácil.