Como começou a nossa história com a CMPC?
Há um mês atrás começava a nossa trajetória junto da gigante CMPC, aterrissávamos em Porto Alegre com a missão de prestarmos o primeiro serviço de consultoria in loco pela ToolSort.
Chegamos à Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, município que abriga uma das 44 unidades industriais do Grupo CMPC, segundo maior produtor do setor na América Latina.
Ao adentrarmos a planta, fomos apresentados aos colaboradores da Ferramentaria Central do setor de Manutenção da CMPC, que seriam fundamentais para o sucesso dessa primeira etapa de implantação do sistema ToolSort e todo o processo de melhoria contínua contratado pela CMPC.
Em primeiro lugar, procuramos entender todos os processos de rotina que ocorriam na ferramentaria a fim de traçarmos um planejamento que correspondesse à realidade e atendesse à todas as necessidades da CMPC, processo feito de forma minuciosa e criteriosa.
Encontramos lá, uma excelente estrutura de armazenamento: local muito bem otimizado, compacto e que atendia às necessidades e demandas da operação.
Assim, já era possível observar o motivo pelo qual fomos contratados – alguns problemas de organização aparentes, mas principalmente, problemas de gestão e de processos que não eram bem definidos ou controlados.
Levantados os gaps, seguimos com o planejamento. Chegara a hora de atuarmos.
Começamos pelo endereçamento e identificação do ambiente, após, seria iniciado o processo de realocação e organização dos itens armazenados, desde ferramentas até consumíveis. Os itens deveriam ser alocados seguindo alguns padrões de agrupamento por tipo, função, levando em consideração todas as suas características, demanda e fluxo dentro do ambiente.
Contando com a colaboração de todos os envolvidos, conseguimos dar início à organização e realocação dos itens seguindo o planejamento traçado.
Fomos muito bem-sucedidos em todas as etapas de planejamento, endereçamento e organização, sendo perceptíveis as mudanças no ambiente, e o mais importante, na cultura de trabalho.
Ficamos satisfeitos e orgulhosos em observar a aderência dos colaboradores da CMPC ao novo modelo de trabalho proposto pelo projeto ToolSort.
Após um mês de trabalho árduo na CMPC, unidade de Guaíba, retornamos à Sigma4 em Belo Horizonte, com sentimento de realização e dever cumprido. Enfim, estava entregue a primeira etapa do nosso projeto ToolSort.